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Lula estuda linha de crédito para impulsionar carro elétrico no Brasil

Iniciativa está sendo discutida junto com a BYD, em meio aos últimos acertos para a instalação da fábrica de carros elétricos no país

BYD Dolphin (Europa)

A BYD está em negociações avançadas para a instalação de sua fábrica no Brasil. Nesse contexto, os executivos da montadora chinesa se reuniram com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratar dos detalhes da futura instalação, onde surgiram demandas para alavancar as vendas de carros elétricos no país. 

Conforme já noticiamos, o projeto inicial da BYD era adquirir o parque industrial da Ford em Camaçari (BA), que atualmente está desativado. Em visita recente à China, Lula visitou a sede da montadora e se reuniu com os executivos, que reafirmaram a instalação da fábrica em solo brasileiro, mesmo que a negociação não dê certo com a Ford, segundo uma apuração recente da Reuters.

BYD Dolphin (Europa)

O plano B da gigante chinesa seria construir uma fábrica totalmente nova, em outro local fornecido pelo governo da Bahia. Conforme relatado pela reportagem, a BYD até prefere esta segunda opção, pois os chineses consideram que seria mais rápido construir uma fábrica do zero do que fazer adaptações em uma instalação já existente. 

E segundo o governador da Bahia, os planos da BYD para o Brasil são grandes: a ideia da montadora chinesa é construir a maior linha de montagem para veículos elétricos e eletrificados fora da China, com a missão de abastecer o mercado interno e os países da América Latina. 

No entanto, a montadora fez algumas exigências para avançar com o projeto, e entre elas está a criação de linhas de crédito para alavancar as vendas de veículos elétricos junto a motoristas de aplicativo, taxistas e a população de renda mais baixa. 

“A intenção é criar uma política nacional de estímulo aos carros elétricos para a gente poder cumprir os nossos acordos internacionais de meio-ambiente e gerar emprego”, disse Jerônimo em coletiva de imprensa. 

Galeria: BYD Seagull - Salão de Xangai

Também está na lista de exigências políticas públicas para que os governos Federal e Estadual assumam o compromisso de incorporar veículos elétricos em suas frotas oficiais, além de ambulâncias, ônibus escolares e transporte público. Por fim, foi colocado na mesa a questão da isenção de IPVA, que o governador disse que eventualmente pode ser atendida de forma parcial. 

“Eles ficaram de entregar ao governo Lula essa demanda e Lula recebendo vai dizer o que pode e não pode”, acrescentou Jerônimo. 

Em nota encaminhada ao site BPMoney, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos), se mostrou animada com a instalação da fábrica, afirmando que a produção local é sempre bem-vinda, ainda que se mostre mais cautelosa com a questão dos incentivos.

O fato é que a fábrica da BYD deve mesmo sair do papel, mas a questão dos incentivos governamentais é algo mais delicado, considerando a nosso realidade, embora sejam muito bem-vindos para impulsionar as vendas de carros elétricos no país ao ajudar a alcançar um público com menor poder aquisitivo.

Fonte: ReutersBPMoney

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